Atividades básicas em obras de montagem de estrutura metálica.

   Nas obras de montagem de estrutura metálica as atividades básicas tem um papel fundamental na otimização da PRODUTIVIDADE e consequentemente no CUSTO de obra. Sendo importante a cada etapa no processo construtivo.
Recebimento e Armazenamento — esta etapa é importante no processo de montagem, sendo a perfeita logística e disponibilidade no material próximo da área de utilização otimiza as atividades de pré-montagem e içamentos, fatores fundamentais para produtividade e custos de içamentos, fatores que devemos estar atentos no gerenciamento de projeto.
 
Pré-montagem — é uma etapa que visa antecipar ao máximos a montagem em condições com maior facilidade de trabalho visando maior segurança e produtividade na operação.
 
Içamentos — é uma operação que necessita de conjuntos fatores para sua melhor performance: um Plano de rigging para torna a atividade segura, eficiente e balizada nas normas técnicas, otimizando tempo e consequentemente custos com o equipamento. Ter equipe capacitada na execução do içamentos, com rigger e sinaleiros conduzindo os trabalhos e tomando as melhores decisões. E em conformidade com plano de rigging assegurar a utilização de acessórios como cabos de aço, manilhas, cintas, presilhas catracas e olhais em perfeita condições de utilização.
 
Torqueamento — é o aperto final dos parafusos nas montagem que utiliza este sistema de ligação entre as peças. Gerando uma força de aperto no parafuso com objetivo que as peças montadas funcionem conforme o pretendido.
 
 Podemos observar apenas uma parte das atividades de montagem de estrutura, mas entendemos que as atividades acima tem uma função na otimização do processo de construção de estruturas metálicas