Desenvolvendo o orçamento com a ferramenta BIM.

No mercado competitivo da construção civil, precisão e eficiência na gestão dos custos são fundamentais para o sucesso do negócio. O orçamento por ser uma das primeiras etapas a ser desenvolvida, tem objetivo de obter precisão e confiabilidade em seus resultados. Então temos que ter em mente que a tarefa de orçar precisa cada vez mais, 
que determine caminhos assertivos neste sentido.
A ferramenta BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) tem sido um avanço no processo de orçamentação. E sem sombra de dúvida de forma consistente sua metodologia eleva o grau de precisão no levantamento de quantitativos, uma das etapas significativas do orçamento, compreendendo ser este um dos benefícios que a ferramenta BIM gera no processo, pois sua contribuição se estende as varias áreas e fases do empreendimento.  
Através dos softwares disponíveis no mercado com tecnologia BIM, pode-se criar modelagem 3D dos projetos permitindo visualização do que será construindo facilitando o entendimento, a comunicação em torno da construção, ou seja,  fica mais fácil navegar pela informação tridimensional  e de forma automática precisa e eficiente detecta interferências, extrair quantidades. 
O objetivo não será aprofundar na tecnologia BIM e sua capacidade de integrar várias fases da construção, mas compreender sua contribuição no processo de orçamentação.
Ao elaborar o custo para uma construção, o orçamentista se depara com uma gama de informações aparentemente desconectadas: plantas de arquitetura, estrutura e instalações, etc. Como também memoriais descritivos e cabe a ele condensar e conectar as informações gerando uma planilha de serviços e quantidades. Por mais detalhado que sejam estes projetos o processo de visualização do empreendimento como um todo exigem: experiência e habilidade de interpretação dos projetos. A modelagem da informação 3D(BIM) agrega todos estes argumentos de forma segura e precisa, além de criar uma melhor familiarização com a construção antes de iniciar a obra.