Fatores de atenção na elaboração do orçamento de obra industrial

 As obras industriais em sua maioria envolvem varias áreas da engenharia na concepção e construção, de modo a atender seus objetivos construtivos. Desta forma, se faz necessário atenção no processo de orçamentação,  exigindo conhecimento da metodologia construtiva e algumas características específicas destes  projetos. 

Para fixarmos melhor a ideia, vamos destacar alguns fatores que podem fazer parte do processo construtivo das obras industriais pela complexidade e multidisciplinaridade do empreendimento:

  • Mão de obra especializada – A obra industrial necessita de profissionais experientes e com qualificação neste tipo de projeto, o que requer considerar salário mais próximo do setor industrial.
  • Restrições de prazos – Observamos que esta modalidade de projeto tem uma demanda restrita de tempo na execução das obras, exigindo uma capacidade de atendimento dos prazos estabelecidos no cronograma, ou seja, em alguns casos será necessário adotar o custo-benefício como a solução mais viável. Sendo assim, o orçamento deve avaliar estes custos na sua elaboração.
  • Restrição no horário de trabalho – Em algumas obras por ser executada com a indústria em operação, os horários de trabalho podem ser restritos, o que exigi mais fretes semelhantes de serviços, ou adoção de horas extras para atender os prazos, onerando o custo unitário das atividades.

 

  • Norma técnica de segurança e trabalho – Sabemos que o nível de exigência de segurança e trabalho em ambientes industriais são rigorosos e requer o atendimento destes critérios na execução das atividades. Sendo, importante o conhecimento destas normas e procedimentos, para incluí-los nos custos dos serviços.

 

Podemos concluir que as obras industriais, têm sua especificidade, que refletirá no processo de orçamentação, ou seja, conhecer a metodologia construtiva é fundamental para precisão nos resultados.